Muito Prazer: Nós Somos o IBGE em seu Condomínio
Ao ouvir o nome IBGE, uma grande parte da população pensa imediatamente em recenseamento. O Censo Demográfico é realizado de 10 em 10 anos e continua sendo a maior e mais conhecida pesquisa da Instituição. Entretanto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continuamente trabalha para compor o retrato demográfico, social e econômico brasileiro e se constitui no principal provedor de dados e informações do país, informações estas que atendem às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade. Dentre as principais funções do Instituto, além da produção de dados estatísticos, estão a produção de gráficos e mapas, a elaboração e estruturação de sistemas de informações ambientais, a coordenação dos sistemas estatísticos e cartográficos do país e a divulgação das informações nacionais, regionais, estaduais e municipais obtidas em suas pesquisas de acordo com a metodologia das mesmas.
Por fazermos parte da população brasileira, somos visitados constantemente pelo IBGE. O órgão está presente nas 27 Unidades da Federação e em 584 municípios do país para que as informações sejam coletadas e processadas em âmbito nacional. A partir das entrevistas realizadas nos domicílios é possível desvendar o modo de vida da população, compreender as transformações sociais e demográficas de uma região e embasar políticas públicas.
As pesquisas domiciliares do IBGE abrangem pesquisas contínuas, anuais, quinquenais e decenais. E para dar suporte a essas pesquisas, o IBGE visita antecipadamente os domicílios para a composição do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE). Este trabalho se constitui em uma lista prévia de endereços e nomes das pessoas responsáveis pelos domicílios, sendo fundamental para a correta seleção amostral dos domicílios que responderão aos questionários das pesquisas em curso.
Dentre as pesquisas domiciliares em campo hoje, estão a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017 - 2018), cujo objetivo é levantar as condições de vida e hábitos de consumo das famílias brasileiras e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), que visa produzir indicadores para acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, a médio e longo prazos, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo e desenvolvimento socioeconômico do País.
É Importante ressaltar que as informações prestadas ao IBGE têm caráter confidencial, ponto fundamental para a Instituição, que segue rigorosamente os Princípios Fundamentais das Estatísticas Oficiais, dentre eles, o princípio 6 - Confidencialidade: os dados individuais coletados pelos órgãos de estatística para elaboração de estatísticas, sejam referentes a pessoas físicas ou jurídicas, devem ser estritamente confidenciais e utilizados exclusivamente para fins estatísticos.
Receba o nosso Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) por ocasião da visita ao seu condomínio e abra a porta para o IBGE. O órgão dispõe de um telefone para confirmação da identidade dos nossos servidores, bem como para perguntas e dúvidas sobre a pesquisa que está a sua porta (0800 721 8181). Em Sergipe, além da capital, a Unidade Estadual do IBGE coordena as Agências de Pesquisa e Divulgação em cinco municípios do interior sergipano (Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora das Dores e Propriá). A sede estadual está situada na Avenida Francisco Porto, 107 - Bairro Jardins em Aracaju e você pode falar diretamente com os coordenadores das Pesquisas no Estado por meio dos telefones (79) 3225-4350 ou (79) 3225-4355.
O IBGE conta também, em cada Estado e no Distrito Federal, com uma Supervisão de Disseminação de Informações, onde você poderá obter diversas informações sobre as respectivas regiões, aprender a navegar no Portal IBGE (www.ibge.gov.br) e compreender o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), o Banco de Tabelas Estatísticas do Instituto. Faça parte das estatísticas brasileiras - receba o IBGE e visite o IBGE.
Semíramis Freire
Supervisora de Disseminação de Informações
IBGE Sergipe
Saiba mais sobre o IBGE em: https://www.ibge.gov.br/home