13 sacadas desabam de condomínio em Belém do Pará
Desabamento de sacadas
13 sacadas desabaram no fim da manhã deste sábado 13 de maio do condomínio Cristo Rei em Belém do Pará, felizmente não houve vítimas.
Se pesquisar é possível encontrar ocorrência com desabamento com sacadas nos noticiários, o que serve de alerta para todos os síndicos, sejam eles profissionais ou moradores, lembramos que o síndico responde por ação ou omissão, é dever dele verificar como andam as condições do prédio.
Quando dizemos que é dever do síndico verificar a condição da estrutura do prédio, estamos sempre falando da contratação de profissionais capacitados e certificados para esse tipo de serviço. Busque uma empresa no mercado que atue diretamente com esse tipo de inspeção, assim você terá mais segurança na contratação, lembre-se de pedir a ART do engenheiro responsável (Anotação de responsabilidade técnica).
Neste caso em específico, as avaliações preliminares indicaram infiltrações nas sacadas, o que pode ter colaborado com o desabamento. Além disso, está sendo investigada a possibilidade de as sacadas terem sido adicionadas posteriormente, sem a consideração do cálculo estrutural durante o projeto inicial do prédio. Inicialmente, o Corpo de Bombeiros recomenda a demolição das demais sacadas, porém o laudo final irá determinar se essa medida será implementada. O desabamento começou com a sacada do 13º andar, e gerou uma reação em cadeia nas demais abaixo.
Alguns moradores alegaram terem ouvido uma explosão antes das sacadas caírem, o que não foi comprovado e o motivo do desabamento ainda aguarda a conclusão da perícia.
Foi um susto para as pessoas que moram no local e também para vizinhos que sempre utilizam a calçada em frente ao prédio para transitar, um morador relatou que passou onde os escombros caíram alguns minutos antes.
Os transtornos não param por aí, a região ficou sem energia, os fios foram atingidos no desabamento, o condomínio foi evacuado após o ocorrido, depois de avaliação os bombeiros informaram que o prédio não corre risco de desabar. Um carro também foi atingido por destroços, mas felizmente ninguém se feriu.
Por fim, um gato foi resgatado dos escombros e a tutora do animal agradeceu imensamente os bombeiros.
Novamente deixamos um alerta para síndicos, solicitem inspeções na estrutura predial para profissionais capacitados e credenciados, sejam em sacadas, marquises, ornamentos na fachada pastilhas, entre outras coisas que o condomínio pode ter e que sem manutenção adequada pode vir a oferecer riscos. Deve ter muito cuidado com o fechamento de sacadas em vidro, primeiramente verifique com a construtora se as sacadas foram feitas para suportar esse peso extra, pois a sacada pode não ter sido projetada para aguentar o peso das pessoas e o vidro que será colocado.
Preze sempre pela prevenção!
Matéria por:
Paulo Cesaro – CEO Papo Condominial Londrina – Síndico 5 estrelas.