Compartilhe:

Administração - Luciano Carreira

Luciano Carreira , Advogado , Formado pela Unoeste de Presidente Prudente, com especialização em Direito Comercial , Síndico Profissional a 10 anos . Proprietário da empresa Vértice Governança Condominial em Presidente Prudente, atuando em consultoria financeira e administrativa para condomínios. Contato: diretoria.sindicopp@gmail.com


08/03/2021

Síndico sincero

Síndico sincero

É hora de pensar em contas!

Os meses de janeiro e fevereiro para um síndico, são especialmente voltados para os compromissos financeiros mais importantes de sua gestão: Prestação de contas anual, e previsão orçamentária.

Dignos de arrepio para uns, confortáveis para outros, a prestação de contas é o ponta pé inicial para uma boa previsão orçamentária, pois é dela que se tira as médias investidas em folha de pagamento, tributos, encargos, despesas ordinárias, extraordinárias, emergenciais e devidos recursos para fundo de reserva, fundo trabalhista e receitas para investimentos futuros.

Um condomínio deve ser tratado como uma empresa, onde sua principal fonte de receitas é o pagamento das taxas condominiais. Portanto, na hora de se preparar uma previsão orçamentária, o síndico, em parceria com a administradora, deve levar em conta fatores que possam vir a atrapalhar o fluxo de caixa mensal, como a inadimplência, e assim causar uma indisponibilidade de saldo para cumprir com os deveres financeiros mensais, um possível desligamento de funcionário pode ferir os cálculos feitos, por isso deve também ser provisionado. Quebra de elevador, motor de portão, bomba d´água, bomba de recalque, bomba de esgoto, sistemas elétricos, troca de lâmpadas entre muitas outras sombras, devem ser analisadas com carinho. Contar com uma “gordurinha” mensalmente, é regra básica para não ter surpresas no ano, e poder voltar suas atenções para outras áreas que também merecem cuidados especiais. Isto posto, o síndico deve pensar nas benfeitorias que precisam ser feitas no condomínio, e assim, já lançar como meta e deixar aprovado e contabilizado. Levar em consideração as correções de salários, aumento nas taxas de água e energia, insumos e produtos de consumo, fecham as bases para o novo orçamento.

Outras fontes de renda veem aparecendo no mercado condominial. Já comuns para alguns e nunca pensados para outros, alugar a cobertura do prédio para instalação de antenas é um exemplo claro. Rentabilidade e poucos cuidados da parte do condomínio, tornam essa modalidade muito atraente, e suas receitas podem ser utilizadas para benfeitorias necessárias. Loja de conveniência, lavanderia autônoma, chopeira por aplicativo entre outras, são fontes de renda disponíveis no mercado, além de trazer comodidade e qualidade de vida para os moradores.

Esse tópico inicia uma jornada de ensinamentos que visa levar transparência e conhecimento para síndicos e condôminos, pois somos cientes de que o futuro dos empreendimentos na nossa região, está ligado e focado no mercado condominial.


Tags: administradora condomínio financeiro orçamento


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: