Compartilhe:

30/01/2023

Desabamento de muro em casa de condomínio fechado

Desabamento de muro em casa de condomínio fechado

Na quinta-feira (26/01/2023) se espalhou nas redes sociais um vídeo com imagens impactantes de um muro desabando, visivelmente destruindo um pergolado, espalhando terra e restos do muro no quintal e piscina da residência, o ocorrido foi na terça-feira dia 24 durante uma forte chuva, a casa fica em um condomínio fechado em Alphaville na região da grande São Paulo. Felizmente ninguém se feriu, ficando os prejuízos materiais e emocionais.

 
A piscina é mostrada cheia de água barrenta e o quintal alagado antes do desabamento, devido a água que vazava de rachaduras do muro. O vídeo é tenso, vemos o muro da casa e imediatamente acima o muro da casa vizinha, esses momentos que antecedem a rachadura e o desabamento não era possível prever se os dois muros iriam cair, por fim, apenas o muro da residência abaixo desmoronou, evitando mais transtornos.  
 
O incidente gerou muitos prejuízos na casa do morador onde o muro caiu, além dos itens que foram visivelmente destruídos com o desabamento, provavelmente a piscina terá que passar por uma grande reforma, e o piso do quintal, sem contar a construção de novo muro e tudo o mais que for necessário para que isso não volte a acontecer. 
 
No Vídeo, em um momento o morador diz que já havia levado esse problema para o condomínio e foi informado que o condomínio não tinha responsabilidade sobre o caso. Nós que trabalhamos com condomínios devemos sempre buscar a ajuda especializada, se um caso parecido com esse chega até você não deixe de verificar com um engenheiro e um advogado de sua confiança, entender de quem é a responsabilidade e ajudar a orientar a pessoa que esta passando por uma situação parecido é imprescindível para evitar dores de cabeça e prejuízos futuros. 
 
É importante mencionar que, segundo as regulamentações do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), é obrigatória a contratação de um engenheiro responsável pelas obras em condomínios fechados, com o objetivo de garantir a segurança e estabilidade dos imóveis e de todos os moradores. Assim, é importante que o condomínio siga essa regulamentação e contrate um profissional capacitado para acompanhar as obras e manutenções no empreendimento, incluindo a construção e manutenção de muros. Em casos de tragédias como o desabamento de muros, o CREA pode ser acionado para investigar a responsabilidade técnica e ajudar a solucionar o problema.
 
Muitos expressaram sua opinião e apoio ao morador, nos comentários lidos, o que podemos notar em comum nos comentários, é a responsabilidade atribuída ao engenheiro responsável pela obra, como informado acima.

Paulo Cesaro - CEO Papo Condominial Londrina


Tags: desabamento condomínio responsabilidade síndico CREA engenheiro técnico muro chuvas


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: