Compartilhe:


Mau cheiro dentro da casa ou do apartamento: causas mais prováveis.

Engenharia - Engª Maria Clarice de Oliveira Rabelo

Maria Clarice de Oliveira Rabelo Especialista em Avaliações e Perícias de engenharia; Vice-presidente do IBAPE-PR; Conselheira do CEAL; Inspetora do CREA-PR Professora de Avaliações e Perícias e Professora de Patologia das Edificações.


28/06/2021

Mau cheiro dentro da casa ou do apartamento: causas mais prováveis.

Mau cheiro dentro da casa ou do apartamento: causas mais prováveis.

Conviver com mau cheiro dentro de casa não é fácil e muitas vezes o problema atinge até mesmo casas e apartamentos recém-construídas.

Em alguns casos, a solução é fácil e simples. Em outros, no entanto, é necessário demolir e refazer o sistema problemático para eliminar o incômodo.

Existem muitas causas prováveis para a origem do mau cheiro dentro das edificações.

Aqui, listo algumas dentre as mais comuns e fáceis de detectar: O mais comum são os sifões e as caixas sifonadas, ou ralos.

 

Tipo de sifão de esgoto de pias, tanques e lavatórios:

 

Os sifões ligam as válvulas de escoamento das pias, tanques e lavatórios com a tubulação.  Para que esse sistema funcione perfeitamente, é fundamental que a instalação seja feita de forma correta.

Os sifões são peças que fazem um “tamponamento” hidráulico do cheiro e ruído da própria tubulação de esgoto, ou seja, impedem que os odores e gases criados dentro da tubulação de esgoto predial regurgitem para dentro do ambiente habitável. O termo técnico para os sifões é "DESCONECTORES". O sifão faz um "S", e o funcionamento é ter água nele, como mostram as figuras.

Os sifões tradicionais antigos são geralmente brancos, de uma borracha semiflexível; ou rígidos, geralmente cromados de PVC; mas que funcionam com a mesma metodologia. O problema deste tipo de peça é que a tubulação de espera da parede, executada bem antes de instalar a louça, principalmente quando é uma cuba apoiada em bancada de granito, deve estar perfeitamente alinhada com a saída da válvula de escoamento da louça, tanto vertical (o centro da pia ou lavatório deve estar alinhado com a tubulação de espera da parede) quando na altura certa (o fundo da pia e a entrada na parede tem que ter o tamanho do sifão). Muitas vezes, os sifões ficam tortos, estrangulando a saída da água e causando fácil entupimento.

Sifão "sanfonado" (de sanfona mesmo)- permite adaptação quando o alinhamento da saída de esgoto da parete não está no alinhamento da saída de água da pia ou cuba. (Fonte: www.ambientelegal.com.br)

Outro tipo de sifão. O mecanismo de fecho hídrico é o mesmo, porém deve sempre estar cheio de água.

Pensando nisso, fabricantes inventaram o “sifão flexível”, ou “sifão sanfonado”. A ideia é que se pareça realmente com uma sanfona, ou seja, um tubo corrugado, fácil de absorver pequenos desvios, tanto em um sentido como em outro.

As peças vêm dos fabricantes em uma embalagem bem compactada reta. É fácil acontecer o esquecimento ou falta de ajuste do sifão, sem fazer a curva para criar o tamponamento hidráulico, que é o principal objetivo de se colocar a peça, deixando passar não apenas o odor criado na tubulação de esgoto, mas também ruídos oriundos de uso de outras peças em outros ambientes.

Muitas vezes este posicionamento correto da peça é desfeito na hora de limpar o armário sobre a bancada, ou durante a colocação de algum objeto sob a pia/lavatório, rompendo o tamponamento hidráulico e deixando a tubulação reta. É simples verificar.

A solução, neste caso, é muito fácil: fazer a curva do sifão, como mostra a foto.

Sifão no tanque- fonte da imagem: guia da obra.

 

Vaso sanitário

 

O Vaso sanitário também funciona com um "desconector" ou sifão feito na própria louça. Para a ligação do vaso sanitário com a tubulação existe uma peça que se chama "anel de vedação", que pode estar mal instalada ou comprometida, trincada.

O anel de vedação é utilizado para unir e vedar a saída de água de vasos sanitários ao sistema de esgoto, bloqueando também o retorno do mau cheiro.

Esse anel preenche o espaço entre o vaso e o tubo de esgoto, garantindo que não haja vazamento dos gases e dejetos provenientes da descarga e do sistema de esgoto para o banheiro.

A massa do anel é composta por borracha butílica, resina sintética, carga inorgânica, pigmento inorgânico, óleo mineral e antioxidante. Por sua composição, o anel possui uma boa maleabilidade, o que facilita sua instalação e promove mais eficiência à vedação.

Existe no mercado duas versões de anéis de vedação: com e sem guia plástica. A guia auxilia no correto posicionamento do vaso em relação à saída de esgoto, facilitando a instalação. Os anéis sem guia têm o mesmo funcionamento, porém necessitam de um maior cuidado para o posicionamento.

Vista de um vaso sanitário com caixa acoplada - o sifonamento impede o retorno do cheiro de esgoto da tubulação para dentro do ambiente. (Fonte: www.ambientelegal.com.br)

 

Caixa sifonada e ralos

As caixas sifonadas também funcionam como sifões, ou fechos hídricos- desconectores.

 

Precisamos separar os ralos simples das caixas sifonadas:

Os ralos simples, chamados de "secos", geralmente estão colocados nas áreas molháveis: parte do banheiro fora do box e sacadas por exemplo. Lembrar sempre de colocar água nos ralos para não voltar cheiro.

Ralo simples- deve sempre estar ligado a um ralo sifonado quando em banheiros e áreas internas. Usado em sacadas, pois captam águas de chuvas (pluviais) e jogam em tubulações que não possuem gases de esgoto. Não possuem sifão.

 

Os ralos sifonados (porque fazem efeito de um sifão) são mais complexos, porém tem uma "tampa" interna, que muitas vezes ao fazer uma limpeza pode ser retirada sem perceber, e assim começa a sair os gazes da tubulação e inicia o mau cheiro.

Esquema de uma caixa sifonada- cuidado para não retirar a tampa de limpeza ao retirar  cabelos e sujeiras. Deve sempre estar com água. Em tempos grandes com a casa fechada pode voltar cheiro. (Fonte: www.ambientelegal.com.br)

 

Os ralos lineares, utilizados com a função de não precisar recortar os pisos para dar queda para o ralo, já que ele tem um comprimento,que pega a largura do box ou do local a ser instalado. Existem modelos sifonados e modelos com caixa seca.


Tags: mau cheiro sifoes sifao sanfonado vaso sanitário anel de vedacao ralo ralo sifonados caixa sifonada ralos lineares seco ralos lineares sifonado


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: