Compartilhe:

Gestão - Paulo

Assuntos diversos


02/05/2023

Cuidados com Redes de proteção em Apartamentos

Cuidados com Redes de proteção em Apartamentos

Um item muito importante que por vezes é negligenciado pelo morador, as pessoas colocam e esquecem das redes de proteção em seus apartamentos, devem ficar atentas pois algumas crianças podem abusar da segurança que a rede traz, muitas vezes brincando em áreas arriscadas, devido a segurança que a rede de proteção traz.  

 

A alguns dias uma mãe veiculou um vídeo falando desse tema, pois viu sua filha subindo no parapeito da janela, e quando foi falar para a filhar que ali não era lugar de brincar, empurrou a rede para testar e ela despedaçou sem que fosse necessário fazer força. A mãe fez o vídeo para servir de alerta, como ela, outros pais podem ter se mudado para um apartamento já com redes de proteção instaladas, e na confiança, deixam de fazer as verificações necessárias. 
 
É possível ver fragrantes pela internet de crianças brincando nas janelas e sacadas usando as redes como apoio, além de muitas vezes não terem a noção do estado dessas redes, também contribuem com o desgaste mais rápido do material por ficar forçando, e quando for realmente necessário, ele pode não dar conta. Veja exemplos: 
 

 

O Papo Condominial Londrina vem ajudar a divulgar esse alerta tão importante e traz algumas informações e dicas em relação as redes de proteção. Pedimos que os Síndicos que aproveitem e façam um comunicado para que seus moradores verifiquem as redes de proteção de seus apartamentos. No final da matéria deixamos um modelo de texto para que possam utilizar no comunicado, fiquem à vontade para alterar o que acharem necessário. 

As redes de proteção são itens fundamentais para garantir a segurança de crianças, idosos e animais de estimação em apartamentos e casas com varandas, janelas ou sacadas elevadas. As normas para rede de proteção são apresentadas na ABNT (ABNT NBR 16046-3), que estabelece padrões de qualidade e segurança do produto e instalação para garantir que tenha a eficácia esperada. Atenção, as redes de proteção não possuem um selo do INMETRO, o que existe é normatização do produto e instalação, conforme a NBR informada. 

 

No entanto, para que as redes de proteção cumpram o seu papel na proteção dos usuários, é importante realizar a verificação periódica. Esse cuidado é fundamental para garantir que as redes estejam sempre em boas condições, evitando problemas que possam colocar em risco a segurança das pessoas. 

Esse procedimento nas redes de proteção é importante para verificar a existência de rasgos, furos, desgastes ou outros danos que possam comprometer a resistência da rede. Esses danos podem ser causados por vários fatores, como a exposição ao sol, chuva, vento e outros agentes externos. A rede que fica em um local que tem mais incidência do sol, terá um desgaste mais rápido do que aquela que fica mais tempo na sombra, então teste sempre todas as redes, independente se foram instaladas juntas. 

Além disso, é importante verificar se a instalação das redes está correta, com as bordas reforçadas e bem fixadas aos ganchos ou suportes que as sustentam. A inspeção deve ser feita em todos os pontos de fixação da rede, verificando se os suportes estão em boas condições e se as amarras estão firmes. Não adianta verificar apenas a rede, os pontos de suporte também são importantes. 

A frequência da verificação varia de acordo com o uso e as condições de exposição da rede de proteção, veja o que o manual de sua rede pede. Em geral, é recomendado fazer uma inspeção a cada seis meses, mas em locais com maior exposição aos fatores externos, como ventos fortes e sol intenso, é importante verificar com mais frequência. 

Além da manutenção periódica, é importante adotar algumas práticas para preservar a vida útil das redes de proteção. É recomendado evitar o contato da rede com objetos cortantes, como tesouras, facas ou outro material que possa fazer abrasão e aos poucos deixando-a mais fraca, que podem danificar o material da rede. Também é importante evitar que crianças subam na rede ou a utilizem para outros fins que não sejam a proteção contra quedas. 

Outra dica importante é realizar a limpeza regular da rede de proteção com água e sabão neutro para remover a sujeira e evitar o acúmulo de poeira e resíduos. A rede deve ser enxaguada com água abundante para retirar todo o sabão e, em seguida, deixada secar naturalmente. 

A manutenção periódica das redes de proteção é fundamental para garantir a segurança dos usuários e evitar acidentes graves. Ao perceber qualquer sinal de desgaste, rasgo ou furo na rede, é importante providenciar a sua substituição imediatamente, garantindo assim a proteção dos moradores e visitantes. 

 

 

Matéria por:  

Paulo Cesaro – CEO Papo Condominial Londrina – Síndico 5 estrelas.

 

MODELO DE COMUNICADO

 

Comunicado Importante 

 

Prezados moradores, 

 

Visando ajudar a garantir a segurança e bem-estar de todos, lembramos aos moradores a importância de fazer a verificação nas redes de proteção de suas janelas, sacadas e varandas em seus apartamentos. Essa medida é fundamental para garantir que as redes estejam em boas condições e evitar acidentes graves. Você que comprou o apartamento, sabe quanto tempo as redes estão instaladas, verificou se ainda estão eficientes? 

Lembramos que a verificação periódica das redes de proteção é importante para verificar a existência de rasgos, furos, desgastes ou outros danos que possam comprometer a resistência da rede. Além disso, é importante verificar se a instalação das redes está correta, com as bordas reforçadas e bem fixadas aos ganchos ou suportes que as sustentam. 

 

Atenciosamente, 

A administração 


Tags: Rede de proteção segurança manutenção normas técnicas Inmetro ABNT NBR Síndico Papo Condominial


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: