Compartilhe:

16/08/2021

IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO

IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO

IMPORTÂNCIA DA BRIGADA DE INCÊNDIO

Qualquer empresa que possui 20 funcionários, ou mais, precisa ter uma brigada de incêndio — uma organização interna, composta pelos próprios colaboradores e que é treinada para agir em situações de princípio de incêndio.

A ideia é que essa equipe esteja apta a combater as chamas e a organizar a saída segura de todas as pessoas do ambiente em perigo, além de ter condições para proceder diante de outras eventualidades que envolvam a segurança do local de trabalho.

Contudo, mais do que cumprir com suas obrigações legais, é preciso que a empresa compreenda a importância de todas essas exigências. Por isso, neste post você verá tudo sobre o assunto. Continue lendo e confira!

*O que é uma brigada de incêndio?

De caráter obrigatório por parte das empresas — privadas ou públicas — que têm funcionários regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as Normas Regulamentadoras (NR) são um conjunto de requisitos e procedimentos voltados à segurança e medicina do trabalho. E é a Norma Regulamentadora nº 23, conhecida como NR-23, que determina o que é uma beigada de incêndio.

Segundo ela, uma brigada de incêndio deve ser formada por um grupo de pessoas que atuam voluntariamente, passando a maior parte do seu tempo no mesmo local — no caso, uma empresa.

Para isso, devem ser devidamente treinadas e capacitadas para prestar o auxílio necessário aos colegas em casos de emergência, como situações de incêndio.

E esse treinamento é obtido de maneira prática e teórica, por meio de uma formação específica que envolve noções básicas de combate a incêndios, salvamento e primeiros socorros.

Uma vez treinados e capacitados para atuar enquanto brigadistas, lhes cabe também a responsabilidade de identificar riscos no local de trabalho, bem como elaborar e emitir relatórios e pareceres, além da fiscalização do estado de conservação dos equipamentos de segurança.

No geral, os brigadistas são candidatos voluntários, passando um ano na função, e devem apresentar boa forma física e conhecimento a respeito das instalações do ambiente interno da empresa.

*A importância de ter uma brigada de incêndio:

A brigada de incêndio serve para preservar a vida e os bens de uma instituição. É ela que age diante de situações como as de princípio de incêndio e na prestação de socorro quando ocorrem desmaios ou outras situações que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros.

Em casos assim, o brigadista realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue.

Além disso, seu treinamento técnico permite que ele tenha os recursos necessários para lidar com situações emergenciais, além do controle emocional para agir em situações críticas.


Compartilhe:


Comentários:

Veja também: